quarta-feira, 25 de maio de 2011

Feliz Dia do Orgulho Nerd!


É isso aí! Nerds do mundo inteiro, alegrai-vos! Já expliquei sobre a data em outro post, então, apenas refletirei sobre o assunto hoje.
Temos um dia só pra nós. Pra podermos ser estranhos e falar das bizarrices que gostamos sem nos incomodar! Pra sair por aí carregando uma toalha, como bons mochileiros. Pra carregarmos nossos sabres de luz por aí...
Lindo, lindo...
O problema, é que, mesmo agora sendo cool ser nerd, as pessoas comuns não são capazes de acompanhar o papo de um nerd de verdade. Mas adoram dizer que são. Só porque reconhecem o rosto do Darth Vader e/ou do Mestre Yoda, reconhecem o rosto do Spock, assistiram os filmes do Batman, ou pior, porque assistem The Big Bang Theory (Não desmerecendo a série. Adoro. Mas o que me faz ser nerd é entender as piadas não óbvias dela. As tiradas com quadrinhos, games, sci-fi etc).
Tente você, caro amigo nerd de quadrinhos, discutir sobre a trajetória do Batman, por exemplo, tão famoso nas telinhas e telonas, com alguém que não conhece os quadrinhos. Tente explicar que o Robin é pegador. Ou ainda, tente você, caro viciado em games (o que não é meu caso), se defender contra críticas de que você não faz nada o dia inteiro!
Ser nerd vai muito além de apenas conhecer essas coisas todas, ser nerd é uma experiência de vida. E tem vários níveis claro. Eu mesmo, perto de pessoas comuns, sou bastante nerd. Mas perto dos nerdões mesmo, eu sou uma pessoa comum.
Ainda poderia falar aqui sobre o fato de otakus serem um outro tipo de nerds, ou ainda de a otakice ser um caminho para a nerdice. Em cima disso dá pra trabalhar bem a noção do Geek. Mas eu não gosto de usar esse termo.
Deixo então, pra terminar esse post, os direitos e deveres de um Nerd (Varia de acordo com a tradução).

Direitos


1 - O direito de ser ainda mais nerd.
2 - O direito de não sair de casa.
3 - O direto de não ter um par romântico e de ser virgem.
4 - O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
5 - O direito de se associar a outros nerds.
6 - O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.
7 - O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser.
8 - O direito de não ter que estar "no estilo".
9 - O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de vista.
10 - O direito de expressar sua nerdice.
11 - O direito de dominar o mundo.


Deveres


1 - Ser nerd, não importa o quê.
2 - Tentar ser mais nerd do que qualquer um.
3 - Se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião.
4 - Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha.
5 - Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".
6 - Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo.
7 - Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.
8 - Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
9 - Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.
10 - Tentar dominar o mundo!

É isso. Que a Força esteja com vocês, Sempre.

sábado, 21 de maio de 2011

Piratas do Caribe 4

Depois de muito tempo sem escrever aqui, me deu vontade de tirar a poeira do bom e velho Nerd Desocupado. Muita coisa aconteceu nesses 10 meses entre a ultima postagem e esta. A grande novidade é que este é o primeiro post escrito fora de Taubaté. Estou em Niterói fazendo faculdade de Cinema na UFF. E, por incrível que pareça, resolvi escrever sobre um filme. E este é Piratas do Caribe. Não é uma crítica porque não tenho conhecimentos suficientes pra fazer uma. Mas tenho meu gosto pessoal e, depois de 2 meses de estudos, já aprendi bastante coisa.

Enfim, o comentário sobre o filme:
Decepção. Essa é a palavra. Depois de muito me empolgar até com o trailer dublado (muito por causa da trilha sonora), fui ao cinema, no dia da estreia do filme, achando que veria uma tremenda continuação, uma nova aventura de Jack Sparrow de tirar o fôlego e sairia do cinema venerando Johnny Depp e cantarolando a trilha composta por Hans Zimmer. Ledo engano. O tempo todo fiquei com saudades dos outros filmes (especialmente o primeiro). Tudo que Jack Sparrow faz dá certo. Ele dá um jeito maluco de escapar de todas as situações perigosas. Tudo bem que era isso que acontecia nos outros filmes, mas não dessa forma tão.... tão característica de desenhos animados. Tem um romancezinho chato entre um carinha religioso e uma sereia, pra substituir o casal feliz para sempre Will & Elizabeth, mas, ô casalzinho chato!
Sem contar que dá pra saber tudo que vai acontecer no filme desde o começo.
Enfim... Diálogos divertidinhos, personagens já desgastados, cenas manjadas, sereias, trilha sonora de Hans Zimmer... Não gostei. Bom pra passar na sessão da tarde daqui uns anos.

---

Só me fica uma dúvida. Não gostei do filme porque ele é ruim mesmo, ou porque já estou contaminado com as ideias anti-cinema pipoca com as quais estou convivendo?
Acho/espero que não seja a segunda opção. Até porque gostei bastante de Thor e não vejo a hora de Lanterna Verde sair.

É isso. Até uma próxima. Que espero não demorar muito. Mas é bem capaz que seja sobre cinema. Ou alguma coisa nerd aí.